Introdução

O CÓDIGO DE CONDUTA da PROTEC apresenta os princípios direcionadores da conduta dos colaboradores (sócios, funcionários, prestadores de serviços, estagiários e fornecedores) no que concerne a aspectos éticos e morais. Esse documento formaliza a expectativa da empresa quanto ao comportamento dos sócios, funcionários e colaboradores em suas atividades, facilitando as relações entre eles, além de organizar as atividades cotidianas, para que a jornada de trabalho ocorra de forma harmoniosa. O referido Código deve ser lido pelos sócios, funcionários e colaboradores da PROTEC, pois cabe a todos eles conhecer a política da empresa.

OBJETIVO
Estabelecer os princípios que devem direcionar o comportamento dos colaboradores, baseando-se nos Valores da PROTEC e no cumprimento de sua missão.

NOSSO NEGÓCIO
Comércio de insumos agrícolas com rentabilidade e sustentabilidade.

VALORES
ÉTICA: Agir de forma responsável, transparente e com respeito mútuo entre todos, de forma a não lesar a empresa e seus colaboradores.

CONFIANÇA: É a certeza de que todos estão agindo de maneira leal e ética, visando sempre o melhor para a empresa.

TRANSPARÊNCIA: É a clareza com que todos devem tratar as questões relativas à empresa.

COMPETÊNCIA: É a capacidade de analisar e resolver de forma eficiente os interesses da empresa.

COMPROMETIMENTO: É a responsabilidade que os colaboradores assumem com a empresa.

MISSÃO
Proporcionar soluções completas para produtores rurais, oferecendo produtos de alta qualidade com excelência no atendimento.

VISÃO
Ser reconhecida como referência pelos Fornecedores, Clientes e Funcionários, como a melhor empresa do segmento agrícola.

ÂMBITO DE APLICAÇÃO
O CÓDIGO DE CONDUTA aplica-se aos sócios, funcionários, prestadores de serviços, estagiários e fornecedores vinculados à PROTEC.

PRINCÍPIOS DA ATUAÇÃO
Os colaboradores da PROTEC, com base em nossos valores, devem adequar sua atuação aos seguintes princípios: conduta ética, confiança, transparência, competência e comprometimento.

CONDUTA ÉTICA
Atuar com independência, integridade moral, respeito às pessoas e ao meio ambiente, no desenvolvimento de sua atividade diária, observando as seguintes exigências:

Lealdade e boa-fé: o funcionário deve ajustar sua atuação aos princípios de lealdade.

Conflito de interesses: atuar dando prioridade aos interesses da Empresa, frente a interesses pessoais ou de terceiros que possam influir em suas decisões, atuações, serviços ou assessorias realizadas em nome da PROTEC.

Integridade da informação: a informação utilizada no âmbito de responsabilidade do colaborador deve ser tratada e refletida de forma íntegra, precisa e verdadeira, especialmente, aquela que será repassada aos nossos clientes ou colaboradores.

Informação privilegiada: o uso ou divulgação de informação privilegiada, obtida por razão de suas funções, não será utilizada em benefício próprio ou de terceiros, sob pena de aplicação das medidas legais cabíveis.

CONFIANÇA
Os colaboradores (sócios, funcionários, prestadores de serviços, estagiários e fornecedores) da PROTEC devem se destacar pelo seu elevado grau de confiança, baseando seu comportamento nos seguintes princípios:

Relação com os fornecedores: a Empresa espera de seus fornecedores condutas confiáveis que visem o fortalecimento da relação com os clientes, pautando-se no cumprimento e respeito aos compromissos firmados entre as partes.

Relação com os clientes: a Empresa honrará os compromissos assumidos com os seus clientes, não medindo esforços para cumpri-los.

Relação com os funcionários e prestadores de serviços: o vínculo entre as partes deverá ser de extrema confiança, uma vez que a falta dela interfere no clima organizacional e no resultado da Empresa.

TRANSPARÊNCIA
Relação com os Fornecedores: esperamos clareza e retidão nas relações comerciais estabelecidas entre as partes quanto a: preços, prazos, entregas, informações sobre a qualidade e disponibilidades dos produtos, dentre outras.

Relação com os clientes: a empresa se compromete a ser transparente e agir com sinceridade.

Relação com os funcionários e prestadores de serviços: a Empresa empenha-se em ser transparente dentro de suas limitações, esclarecendo eventuais questionamentos pertinentes ao negócio. Dessa forma, a Empresa exige a mesma conduta do funcionário e dos prestadores de serviços.

COMPETÊNCIA E COMPROMETIMENTO
Relação com os fornecedores: a PROTEC exige ter relações comerciais com empresas que tenham competência para cumprir com seus compromissos, que saibam transmitir as informações técnicas para a capacitação da equipe e o bom andamento de todos os processos – técnicos, administrativos, comerciais e financeiros.

Relação com os clientes: a PROTEC se compromete a ter uma equipe qualificada para atender seus clientes de forma a satisfazer a plenitude de suas necessidades.

Relação com os funcionários e prestadores de serviços: a PROTEC se compromete a oferecer infraestrutura e capacitação para toda a equipe. Em contrapartida, a Empresa exige que o funcionário ofereça serviço com qualidade e eficiência.

PROFISSIONALISMO
Acesso à informação: o colaborador deve facilitar aos seus superiores, clientes e fornecedores, informações precisas, verdadeiras, necessárias, completas e oportunas acerca do andamento das atividades de sua área de competência.

Relação com os fornecedores: o estabelecimento de relações com os fornecedores deve ser baseado, estritamente, nas disposições contratuais. É proibido oferecer, dar, solicitar ou receber qualquer tipo de cobrança ou pagamento fora de contrato. Dessa forma, não se deve utilizar a posição de colaborador para obter vantagens pessoais. Assim, a PROTEC, fundada com o sentimento de parceria existente com todos os seus fornecedores, não aceita qualquer tipo de imposição desses, tampouco exigências não previstas acordos bilaterais, notadamente, quanto a questões que possam onerar demasiada e injustamente a Empresa, causando desequilíbrio na relação.

IMPORTANTE: a PROTEC espera de seus fornecedores condutas próprias de empresas sérias que, assim como ela, sejam cumpridoras as exigências legais, trabalhistas e ambientais. Portanto, condutas repudiadas pela PROTEC, tais como o uso de trabalho infantil forçado ou atitudes que agridam o meio ambiente, implicarão na imediata retirada de seu nome do quadro de fornecedores ou de prestadores de serviços.

Orientação ao cliente: basear a orientação ao cliente na eficácia, profissionalismo, eficiência do serviço e colaboração, buscando sua máxima satisfação, apresentando soluções competitivas e de qualidade. Os colaboradores da PROTEC deverão primar pelo trato amável, cortês e com responsabilidade profissional. Dessa forma, a informação que se oferece aos clientes deve ser clara e correta, processando as solicitações e reclamações pelos canais formais. Os colaboradores, por sua vez, deverão orientar e assessorar os clientes de forma transparente. Além disso, deverão agir sempre com dignidade e lealdade, não fornecendo informações enganosas ou improcedentes sobre as suas condições profissionais e, em nenhuma hipótese, conceder aos clientes vantagens diretas ou indiretas que não estejam contratualmente estipuladas.

Segurança no trabalho: A PROTEC preza pela saúde e segurança de seus colaboradores e fornece a todos os equipamentos de proteção individual necessários para o desempenho de cada função. Em contrapartida, a não utilização dos equipamentos por parte dos funcionários será considerada como falta grave, sujeita às penalidades legais.

Segurança no trânsito: A PROTEC recomenda a estrita observância das leis de trânsito oferecendo anualmente a todos os colaboradores treinamentos de direção preventiva.

Relação com a concorrência: A PROTEC pratica a concorrência leal. Práticas como informação privilegiada, omissão de fatos relevantes, manipulação da boa-fé, espionagem econômica ou obtenção de planos e ações de nossos competidores por métodos escusos são inteiramente repudiados pela nossa Empresa. Desse modo, não se admite comentários de nossos colaboradores que possam afetar a imagem ou contribuir para a divulgação de boatos sobre nossos competidores. Contudo, não se discute com a concorrência assuntos sensíveis que constituem nossos diferenciais estratégicos. Assim, os colaboradores estão proibidos, salvo autorização inequívoca da diretoria, de divulgar informações ou discutir com concorrentes a política de preços, termos de contratos, carteira/lista de clientes, informações cadastrais de clientes, participação de mercado, know how, técnicas de produção e estratégias de mercado, dentre outras, sob pena de aplicação das medidas legais cabíveis.

Produtos emprestados ou trocados: somente de empresas da mesma bandeira, atendidas pelo mesmo fornecedor, com a anuência dos mesmos fornecedores.

Uso de recursos da empresa: empregar os recursos da PROTEC PRODUTOS AGRÍCOLAS LTDA. exclusivamente para fins profissionais, ficando vedada a utilização de qualquer material para fins particulares (GPS, maquina fotográfica, aparelhos telefônicos, materiais de escritório, veículos, etc.), sem prévia autorização do setor de recursos humanos.

CONFIDENCIALIDADE
Entende-se que os colaboradores da PROTEC desenvolvem sua atuação profissional, tanto no âmbito interno quanto em suas relações com terceiros, sob o estrito dever de manter permanente confidencialidade a respeito da informação, cuja divulgação ou publicidade possa afetar os interesses da Empresa e de seus clientes. Esse princípio, que mantém sua vigência ainda depois do término da condição de colaborador da PROTEC, concretiza-se em:

Sigilo profissional: manter o sigilo profissional dos dados/informações, relatórios, contas, balanços, planos estratégicos, preços praticados, salários e dados referentes a processos judiciais e demais atividades da PROTEC, de seu pessoal e de seus clientes. Não se poderá fornecer ou facilitar tais informações, salvo quando se encontre expressamente autorizado/habilitado para tal ou atue em cumprimento de resolução judicial ou preceito expresso pela Lei.

Propriedade intelectual: não utilizar para fins próprios, de terceiros, e/ou para obter benefício/lucro, os programas, sistemas informáticos, tecnologias, manuais, vídeos, cursos, estudos, relatórios, etc., criados, desenvolvidos ou aperfeiçoados na PROTEC, dado que a Empresa conserva em todo o momento a propriedade intelectual deles.

Conhecimentos e formas de fazer: manter a mais estrita confidencialidade na utilização do conhecimento interno fora do âmbito da PROTEC.

LIMITAÇÕES
Consultar previamente a PROTEC quanto à aceitação de qualquer cargo, designações ou nomeações alheias à Empresa que possam condicionar sua independência e dedicação profissional, já que a Empresa preza pela dedicação exclusiva.

CONDUTA GERAL
Não se admite:

Assédio moral de qualquer natureza. Entende-se por assédio moral a exposição de qualquer colaborador da PROTEC a situações humilhantes e constrangedoras durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

Tratamentos desrespeitosos, descorteses, indignos ou discriminatórios para com qualquer pessoa, independentemente de nível hierárquico, cargo ou função, ou ainda decorrente de discriminação de origem social, cultural, econômica, de raça, cor, sexo, idade ou religião, sob pena de aplicação das medidas legais cabíveis.

Assédio sexual de qualquer natureza. Para todos os fins, entende-se como assédio sexual o ato de constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerente ao exercício do emprego, cargo ou função.

Uso do e-mail corporativo para fins particulares, por tratar-se de ferramenta disponibilizada pela PROTEC para uso profissional. Não haverá direito a privacidade e sigilo das mensagens, que podem ser acessadas a qualquer momento pelo administrador da rede para verificação de seu conteúdo.

É proibida a instalação em qualquer equipamento da empresa de cópia software pertencente a si próprio ou a terceiro. Toda e qualquer instalação de informática deverá ser expressamente autorizada pela Diretoria.

É proibida a utilização de quaisquer bens e/ou recursos da PROTEC para causas ou campanhas políticas, a menos que expressamente autorizado pela Diretoria.

OUVIDORIA
Para o efetivo cumprimento das normas dispostas neste documento, a PROTEC dispõe de um canal direto e seguro entre os colaboradores e dirigentes, por meio do endereço eletrônico: ouvidoria@protec.agr.br

Para esse endereço poderão ser enviadas reclamações e denúncias de eventuais descumprimentos das normas definidas no código de conduta, pois ele foi feito para facilitar a comunicação interna da Empresa tornando-a mais transparente. Portanto, a sua aplicação no seu dia a dia é fundamental para melhorar ainda mais nosso ambiente de trabalho.